sábado, 19 de janeiro de 2013

Considerações Finais sobre Vargas



    Vargas é finalmente apresentado de forma oficial. O evento aconteceu hoje, dia 19 de janeiro, à tarde. O atacante que veio do Napoli falou pouco mas mostrou-se confiante e pronto para crescer com o clube. O novo número oito do elenco gremista deve estrear já no dia 30 de janeiro, quando acontece a jogo de volta contra a LDU, na Arena. 

      O jogador recém contratado pegará o lugar de Kleber no time titular, já que o sonho de consumo de Luxemburgo, era um atacante veloz de beirada. Este acaba de chegar. Vargas será também nossa decisão para jogos da Libertadores, já que o jogador já possui uma adaptação ao estilo de futebol sul-americano, por ter vivido o auge de sua carreira na Universidade do Chile.

     O chileno, sendo titular, irá melhorar todo o ataque gremista. O esquema adotado com o novo jogador fará o elenco inteiro crescer. Marcelo Moreno deve ter uma temporada melhor que a passada, já que agora poderá criar raízes no ataque. Isto pois não irá precisar mais buscar jogo no meio campo como fazia jogando com Kleber, que não possui boa movimentação. Ou seja, o camisa nove poderá jogar do jeito que sabe, ao estilo centro-avante, enquanto que Vargas busca jogo com sua movimentação e o serve. 

     Ano passado, Kleber e Moreno faziam a dupla de ataque gremista, enquanto que Elano e Zé Roberto faziam a do meio-campo. O problema deste quarteto de ataque foi que eles atuavam muito distantes. A dupla de ataque ficava muito na frente, dificultando a criação no meio campo, já que os passes deveriam ser feito a longa distância e deveria passar pelo quarteto defensivo do adversário. Foi por causa disto, que Elano e Zé Roberto tiveram de acompanhar o ataque, sendo que, de vez em quando, um deles acabava fazendo papel de segundo-atacante por conta da falta de movimentação no ataque. Agora com Vargas os meias irão elevar o nível dos passes do time, já que regularmente encontrarão o chileno sem marcação, devido à sua intensa movimentação. E muito mais que isso, os dois meio-campistas não precisarão avançar com tanta intensidade, fator que não só dará a eles uma maior resistência dentro de campo, como também uma maior tranquilidade e conforto sobre o esquema de jogo.

    Mas para toda essa melhora se concretizar, é preciso de um Vargas com moral e vontade, características ausentes no jogador em sua passagem pelo Napoli. O jogador precisará estar motivado, pois se continuar como está ultimamente, não irá contribuir tanto como estamos pensando. Outro problema, é o tempo de seu empréstimo: um ano com direito de retirada após seis meses. Mas, ao contrário do que todos pensam, isto não é o problema. Se o jogador não jogar o esperado, voltará a Itália sem mágoa da torcida, mas se jogar bem, Fábio Koff fará imediatamente a proposta de compra, e provavelmente terá Vargas apoiando a idéia. Ou seja, é a mesma estratégia utilizada com Souza, comprado do Porto. Mas seria precoce falar do fim de seu empréstimo agora que o jogador recém se apresentou.

       Então esperamos que Vargas contribua para nosso time, fazendo com que tenhamos claras chances de vencer um título de alto padrão, e faça desta temporada um motivo de alegria.